Páginas

domingo, 5 de setembro de 2010

Filhas do Deserto - Waris Dirie

Waris Dirie é uma modelo da Somália que sofreu com cinco anos de idade mutilação genital feminina. Waris Dirie fugiu da aldeia em que vivia com a família aos 12 anos de idade, um dia após saber que seria obrigada por seu pai a se casar com um homem de 60 anos, do qual seria a quarta esposa. Fugiu para Londres e foi descoberta por acaso por um fotógrafo que a lançou no mundo da moda.
Waris Dirie converteu-se numa defensora da luta pela erradicação da prática da Mutilação Genital Feminina e atualmente é embaixadora da ONU.

Filhas do Deserto é o terceiro livro que ela escreveu.
Neste livro Waris conta-nos como, juntamente com a jornalista Corinna Milborn, investigou a prática de MGF, Mutilação Genital Feminina na Europa.

Antes de ler este livro/documentário não sabia muito bem o que era a MGF nem do que se tratava, das razões porque era praticada nem muito menos que é praticada em países da Europa. Foi uma boa fonte de cultura este livro...

Fiquei parva quando li na página do wikipedia da Waris Dirie isto:
In March 2004, Waris was attacked in her home in Vienna, Austria. Paulo Augusto, a 26-year-old Portuguese man, was held in custody after having apparently stalked her some 1,000 miles across Europe, eventually gaining access to her apartment by climbing through a neighbour's window. (...) It was reported that the suspect had met Dirie six months earlier when his brother was working at her previous residence in Wales. He later broke into that home and stole items of her clothing.

8 comentários:

  1. Não era um livro que me imaginava a comprar e a ler. Mas como foi emprestado li. Não temos uma historiazita nem um final feliz... Apenas o relato de algumas mulheres e das suas experiências.

    ResponderEliminar
  2. Pois, deve ter coisas complicadas de ler, não?

    Eu ainda só li 2. Comecei hoje o terceiro :p

    ResponderEliminar
  3. Sim, complicadas de ler porque acabamos por imaginar. E logo a seguir pensar: isto acontece...

    Tenho que ler um livrito Nicholas Sparks, são bons para desanuviar :)

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro mas conheço a prática e acho abominável. Não consigo compreender como é possível que ainda se façam coisas assim nos dias de hoje.

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ouvido falar do livro. É uma bela leitura a ter em conta para estes meses mais próximos :)

    Beijinho querida *

    ResponderEliminar
  6. O livro já se encontra em Portugal?

    Também fiquei pasmada com a noticia sobre o português.

    ResponderEliminar
  7. Não sei há quanto tempo ele se encontra à venda cá pois foi-me emprestado. Fui agora espreitar ao site da fnac e está esgotado lá!

    ResponderEliminar