Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Perfume - Patrick Süskind

Nem as férias me impediram de acabar de ler o livro "O Perfume". Ele acompanhou-me até Barcelona. Lia à noitinha antes de dormir, li no comboio a caminho de Montserrat e li um tiquinho no regresso a Portugal. Se não tivessemos apanhado turbulência no voo ainda o teria acabado mais depressa!

Não sabem o que é Montserrat, nem onde fica?? Esperem pelo próximo post, próximas fotos!!!


Quanto ao livro que terminei de ler:
Em Paris, no ano de 1738, nasceu Jean Baptiste Grenouille. Filho de uma feirante, ele veio ao mundo em uma barraca de peixe na cidade mais suja e mal cheirosa do mundo ocidental no século XVII. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grenouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam sua vida - ao mesmo tempo em que não tinha nenhum cheiro, ele era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Mas Grenouille, um personagem amoral, não ambiciona a fama ou a fortuna que sua habilidade poderia lhe proporcionar, mas um poder maior sobre as pessoas, baseado na sedução dos odores sobre a alma humana. Assim, Grenouille dedica-se obsessivamente, e sem recuar diante do crime, à preparação de um perfume irresistível, que permitisse conquistar e dominar qualquer ser humano.

Quanto ao livro, é muito bom em detalhes. Todos os cheiros sejam bons ou maus são descritos ao detalhe. Tem situações um bocado macabras tal como a Caia disse em relação ao filme :D Mas estamos a falar da história de um assassino por isso não podemos estar à espera que tudo seja lindo e giro... Tem alguns momentos em que dá pra "entrar" na cabeça do Grenouille e ter a ideia da sua personalidade, completamente maluquinho das ideias :P

5 comentários:

  1. é fácil imaginar e quase sentir os perfumes do livro! adorei!

    ResponderEliminar
  2. Rápida! :D

    O livro que ando a ler é muito viajado... já foi à Tunisia, Algarve e Paris, mas ainda vou a meio! lol

    ResponderEliminar
  3. :D Já há tempo que não tenho um que me dure assim tanto tempo :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei mais do livro do que do filme :P

    ResponderEliminar
  5. Fabuloso o livro! Já o li há uns anos e adorei! Vi o filme também (que como habitual não faz justiça ao livro).

    ResponderEliminar