Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As pontes de Londres

Para que não se diga que só falo dos meus azares em compras hoje vou escrever um post mais cultural, falar de algumas das pontes sobre o rio Tamisa. Apenas algumas pois segundo o wikipedia existem 214 pontes, muita mas mesmo muita ponte e eu só estive em Londres.
Londres é aquela cidade em que quando vemos com os nossos olhos aqueles monumentos tão conhecidos da tv como o Big Ben é uma sensação muito boa. Olhamos e pensamos “eu estou mesmo em Londres”.

Ainda me lembro do que senti quando vi a Tower Bridge, eu e o Pedro vínhamos à mais de 50min dentro de um autocarro andar em auto-estradas, nunca mais chagava a Londres. Quando me apercebo que estamos a entrar na cidade começo a olhar para as placas de trânsito até que vejo uma a dizer “Tower Bridge”.
A minha reação foi olhar logo nessa direcção antes que fosse tarde demais até que a vi… Avisei logo o Pedro e devia estar com aqueles olhinhos brilhantes que só as crianças têm porque eu vi-a :) Ela é enorme

As pontes por norma servem para os transportes públicos circularem por cima, às vezes as plataformas levantam-se para os barcos passarem por baixo noutras o espaço é aproveitado para outras actividades como esta aqui que estava a alojar uma feira do livro.
A isto se chama aproveitar bem os recursos, pois dado que o clima londrino como toda a gente sabe é chuvisco a toda a hora os livros não se estragam!

Há ainda outras feitas apenas para as pessoas caminharem e estão tão bem posicionadas que a paisagem fica muito catita. Ora digam lá se não tá fixe?

Até parece que se caminharmos até ao fim da ponte vamos atingir a porta da entrada da Catedral de S. Paulo.

A ultima ponte de que vou falar é a ponte de Westminster. Esta ponte todas as pessoas conhecem porque é a ponte que se encontra ao lado do Big Ben. Esta:


Atravessei esta ponte a pé algumas vezes não sei dizer quantas mas sempre que lá passava a minha visão ficava sempre presa ao Big Ben e nunca reparei no outro atributo que esta ponte possui que a tornou tão conhecida. Sabem qual é?


O sol tem destas coisas e os projectos arquitectónicos também lool.



Num desses dias em que atravessei esta mesma ponte ela estava completamente cheia de gente, mas por incrível que pareça não estavam a olhar para o chão para ver as sombras caricatas nem estavam a olhar para o Big Ben nem para a Casa do Parlamento, olhavam para a outra margem. Ora eu e o Pedro passamos lá enumeras vezes e nada na outra margem nos tinha chamado à atenção então como bons portugueses fomos ver o que se passavam. Bem contado ninguém acredita por isso vejam as fotos :D





























Só resta dizer que enquanto todos olhavam pasmados sem entender o que se passava, questionando se seria suicidio ou protesto, o Pedro ria-se feito um perdido :D

Sem comentários:

Enviar um comentário