Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Neve Branquinha

Ontem nevou sabiam?? Se calhar para quem mora na zona da Maia não foi muito perceptível. Tal como eu devem ter acordado de manhã e pensado: "Tá fresquinho hoje!" E se calhar tal como eu de novo, foram à janela e começaram a ver umas coisinhas pequenitas branquitas a cair do céu... Nada de especial mas tendo em conta que o plano era ir para Fafe comecei a ficar um bocadito de pé atrás! Meu cunhado me manda mensagem a dizer pra eu ir com calmita e minha mãe me telefona a dizer "aqui tá a nevar bastante não venhas pelo caminho A vai por B ou C". Quando duas pessoas em pouco mais de 15 minutos me avisam que está a nevar é sinal que está mesmo mesmo a nevar.

Ainda me lembro de há exactamente um ano atrás (quando tinha o meu segundo carro) ter nevado bastante e eu andar com pneus carecas/extra-carecas (tinha dois de cada tipo). Tive que ir a Braga para os mudar e ter ido cheia de medinho na estrada. Então ontem fiz a viagem para Fafe com um bocado de receio e ligeiramente stressada, porque conduzir com neve não é brincadeira. Se o Pedro não estivesse comigo acho que quando comecei a apanhar a neve a cair, neve/gelo na auto-estrada eu teria dado meia-volta e regressado à Maia. Mas a minha maninha fazia anos então lá fomos nós. E chegamos à terrinha inteiros iupi :) Passei mais um teste de condução. :D

Chegamos à terrinha e fomos saudados com uma paisagem muito branquinha e muita neve à mistura! O dia correu bem e andamos todos a brincar na neve, desde miudos a graúdos :) Foi muito divertido e como não podia deixar de ser, comigo tudo acontece não é? O que terá acontecido desta vez?? Se acham que escorreguei na neve enganam-se não foi isso que aconteceu... Foi pior.

A brincadeira na neve ocorreu em dois periodos distintos: antes do almoço e depois do almoço.

Antes do almoço:
Lá estou eu com a minha máquina na mão a tirar algumas fotos à neve branquinha e vem que o Pedro decide "vou aproveitar para lhe atirar com uma bola de neve enquanto ela anda distraida". Eu quero acreditar que ele tencionava atirar apenas com uma bola de neve, mas sabem o que aconteceu? Atirou-me com um pedregulho de gelo. Sim um pedregulho...

E eu tenho provas. Estão a ver esta foto? Quem é que está virado na minha direcção? Quem está a preparar-se para me atirar com neve? É ele, o Pedro...

Sabem o que é um pedregulho de gelo? Eu explico, peguem em neve do chão e façam uma bola, depois apertam essa bola com muita força, nesta situação a bola de neve vai parecer pequena então voltam a pegar em neve e repetem os passos anteriores. Quando acharem que a bola tem diâmetro aceitável q.b. só falta atirar com a bola à presa em causa. Como resultado, em vez de uma bola de neve obtemos um pedregulho de gelo... Resultado, no primeiro round eu levei com um pedregulho nas costas.

Depois do almoço:
Meu cunhado tava na brincadeira com o meu afilhado, metendo-o dentro de um saco e fazendo-o deslizar. Fico toda babada como madrinha que sou a ver a cara de alegria do meu pequenito, o saco faz umas manobras estranhas e ameaça virar, e foi aí que tudo aconteceu. Abro a boca para dizer ele vai cair e uma bola perdida tem a pontaria certeira de acertar onde não devia: na minha boca. Quem diria que o meu cunhado tinha uma pontaria assim tão perfeita?!

Portanto, para quem nunca levou com uma bola de neve na boca aqui fica o meu relato em primeira mão dos acontecimentos:

Quando uma bola de neve entra em cheio na nossa boca a primeira reacção (ou inação) é pensar que foi isto??? Depois começamos a sentir o frio e a neve começa a derreter na nossa boca, como se de um momento para o outro tivesse brotado uma fonte lá dentro. Quando a água nos começa a saber mal e o frio aumenta só queremos nos livrar daquilo então viramos a cabeça para o chão e abrimos a boca o mais que conseguimos de modo a que a neve/água/gelo voltem para o local que lhe pertencem: o chão. O acto de abrir a boca provoca outro efeito secundário: tudo na nossa cara começa congelar, desde a nossa boca ao queixo passando ainda pelo nariz. Ao fim de uns bons minutos ainda sentia ardor no queixo como se o frio tivesse-me queimado.

Foi um dia divertido e de muitas risadas, com alguns azares à mistura!:)

6 comentários:

  1. Isso da bola de gelo é uma calunia! eu sabia que precisavas de gelo para o whiskey por isso é que pensei em ti e forneci (a alta velocidade) gelo para a bebida.. ninguem te mandou apanhar a bola com as costas. E depois, lembras-te de apanhar neve com a boca.. eu bem te disse, "põe o gelo no copo, e depois a bebida..não faças a mistura da boca.." mas tu não me ouves!

    Mas correu tudo bem, isto de ter uma piloto de rally a conduzir na neve.. é travão de mão e o caraças! ;) quero mais neve!!! já não me lembrava de brincar com neve desde os 13 anos :D :D :D

    ResponderEliminar
  2. Mas... mas... tu já sabes que não gosto de whiskey, porque motivo haveria de querer gelo?!

    13 anos?! Tchiii... Devias ter visto como ficou no ano passado. A neve era tanta mas tanta que a minha mãe decidiu ir a pé para casa, senão mais depressa tinha um encontro imediato com um muro do que chegava a casa :D

    ResponderEliminar
  3. Vim retribuir a visita. Gostei muito. Então estas fotos com neve... Que saudades me trouxeram!

    ResponderEliminar
  4. Também não estou muito habituada a neve, mas lá na terrinha de vez em quando aparecem estas surpresas agradáveis :)
    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  5. Essa da terrinha é que não soa muito bem... Fafe é assim tão terrinha???
    lol

    ResponderEliminar
  6. Fafe não é assim tão terrinha como dizes. Quando me refiro a terrinha é a freguesia onde moro: pequena em população, grande em território o que faz com que haja essencialmente pinheiros :) Tem 2 cafézitos e pouco mais :)

    ResponderEliminar