Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Eu queria água

Como sabem eu tenho as chaves, agora só faltam as coisas essenciais como água, luz e gás para me mudar :)

Hoje de manhã levantei-me cedito para ir ao smeas da Maia pedir o contador da água. Saí de casa e mal meti o pé na rua apanhei um frio de congelar, com a pressa não sequei o cabelo. Então o impacto foi ainda maior :(

Cheguei aos smeas antes da secretaria abrir. Esperei até que uma senhora muita simpática me diz que já podia avançar. Digo que pretendo pedir o contador para o meu T1 e dou-lhe para a mão o meu contrato de arrendamento. Ela percorre as páginas todas e diz "não está carimbado pelas finanças!". E digo eu, "pois não, disseram-me que aceitavam o contrato autênticado pela imobiliária para requisitar os contadores todos." Ao que diz a senhora "foi enganada pela imobiliária, eles sabem que só com o contrato carimbado pelas finanças pode requisitar isso. Sabem bem que este não serve! Até lhe digo mais, você tem que assinar 3 contratos que só são válidos depois de passarem pelas finanças e a menina ficará com o terceiro para si."

Eu não queria ter feito a viagem em vão pelo que tento mais uma vez: "sim.. sim.. eu sei, eu até assinei 4 cópias, 3 para serem autenticadas nas finanças e a quarta foi carimbada pela imobiliária para eu puder requisitar os serviços em falta. Percebe? A imobiliária fica no Porto e com o meu trabalho fica complicado ir lá muitas vezes. Ou seja, terei que ir lá de propósito levantar o contrato autênticado e voltar aqui de novo?"

Mas a senhora estava irredutível e disse "não posso fazer nada, tem que cá voltar... E já agora venha preparada com 66€, sim?. E, já agora outro aviso, que a maioria das pessoas não sabe o nosso horário é das 9h às 12h e das 14h às 16h". Pelo que eu digo: "mas na net diz que o vosso horário é até às 17:30?" e responde ela: "poissss, mas não é. Tem que vir até as 16 horas para tratar disso."

Eu tenho cá uma sorte, não tenho?!

6 comentários:

  1. FUNÇÃO PUBLICA ALLEZ!!
    FUNÇÃO PUBLICA ALLEZ!!
    FUNÇÃO PUBLICA ALLEZ!! ALLEZ!! OHHHHH!!!

    Deixa la.. ja não falta muito! Mas não deites fora o difusor.. ainda vai dar jeito! sabes que as melgas tambem gostam de apartamentos bem localizados.. sao melgas doutro extracto que não as melgas da "vacaria".. mas melgas à mesma! Mas que picam (com mais classe e requinte é certo), e picam bem!

    ResponderEliminar
  2. Sorte, azar?
    Simplesmente uma funcionária a seguir as normas\procedimentos!
    Se todos fossem assim, estaríamos bem melhor!
    Estamos num país que vive de Cunhas e Favores! :(

    ResponderEliminar
  3. Sim sim, também sou da opinião que as pessoas deviam fazer cumprir as normas e os procedimentos do seu posto de trabalho. Se todas as pessoas fossem assim apenas sabia que independentemente da pessoa que apanhasse à frente teria o mesmo tratamento.

    Mas pior do que não cumprirem as normas é não cumprirem o horário divulgado na internet. Tornando-se assim normal que a maioria das pessoas não saiba o horário tal como a senhora me indicou.

    ResponderEliminar
  4. Felizmente existe o Livro de Reclamações! Vai preparando o "discurso" todo na próxima visita! :)
    Mas o horário realmente é para Facturação e Consumo 9h /12.30 14.00 / 17.30
    Só que as Guias de Pagamento e Tesouraria fecham as 16h! E vais ter de pagar! :(

    http://www.smeas-maia.pt/paginas/atend_publico/horario.asp

    Tenta não ser borlada também, ao lugar de solicitares um CONTRATO DE REQUISIÇÃO DE CONTADOR (REINSTALAÇÃO), tenta CONTRATO DE ALTERAÇÃO DE NOME (ALTERAÇÃO CONTRATUAL) (falta com a imobiliária); são sempre 30.91€ que não saem da carteira!

    ResponderEliminar
  5. Sim o horário da tesouraria é esse e quando ela me falou do horário perguntei se era porque tinha que ir à tesouraria, a senhora respondeu que não, era para me dirigir à secretaria. Mas provavelmente depois teria que ir à tesouraria... Até terá a sua lógica mas confunde os utentes.

    Por exemplo, um utente normal vai as 17horas porque saiu do trabalho mais cedo, chega lá, trata de tudo mas como não pode pagar teria que regressar no dia seguinte?! Ou ficava tudo resolvido estando a tesouraria fechada?! Não sei como seria nessa situação...

    Quanto ao segundo ponto: o antigo inquilino do imóvel tinha desligado o contador pelo que não posso pedir alteração de nome tem que ser mesmo requisição... É pena, mas tem mesmo que ser...

    ResponderEliminar
  6. Uma estrutura bem montada para meter a mão ao bolso do consumidor, a qual define as regras que quer aplicar descurando a lei

    ResponderEliminar