Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sete Fontes

Vivi em Braga durante 5 anos e nunca tinha ouvido falar das Sete Fontes. O que são as Sete Fontes?


"As Sete Fontes é um sistema de Abastecimento de água à cidade de Braga, localizado na freguesia de São Vítor. As origens das Sete Fontes remontam ao Império Romano, Bracara Augusta, como comprovaram algumas escavações arqueológicas. O actual sistema, construído por ordem do Arcebispo Dom José de Bragança, data do século XVIII." in Wikipedia.


Quando fui visitar as Sete Fontes não sabia do que se tratava nem a localização. Braga é uma cidade com muita história mas divulga pouco, não existem indicações na própria cidade. Durante algumas semanas entrava todos os dias da estação de Braga e nem suspeitava que por baixo dos meus pés existe uma exposição arqueológica permanente de umas termas romanas. Deixa muito a desejar...

No dia da visita tive a sorte (ou não) de apanhar a fonte do Dr. Sampaio de porta aberta e tirar algumas fotos lá dentro. Sempre com flash que lá dentro não se via nada...
     

É uma pena ver que as pessoas não têm consideração pelos nossos monumentos.
Se caminharmos ao longo deste canal subterrâneo ele irá desaparecer de baixo do chão, junto a uns prédios. Aparentemente, quando os prédios foram construídos uma das mães de água que lá existia foi destruída.
Actualmente a Fonte do Dr. Amorim encontra-se tão perto das obras do novo hospital universitário de Braga que no seu interior pelo que descobri foi necessário colocar andaimes para não haver uma derrocada. O terreno onde esta fonte se encontra está vedado com arame, existindo apenas uma pequena passagem.

As Sete Fontes em Braga estavam em risco de desaparecer pois a nova variante que vão construir por causa do novo hospital foi projectada para essa zona. Foram precisas manifestações, petições e assinaturas para que as autoridades se apercebessem do que estavam a colocar em risco.

Curiosidades:
Ainda existem casas onde a água das Sete Fontes chega.
A maioria das fontes, fontanários e chafarizes da cidade ainda são abastecidas por este sistema.
Segundo a análise feita em Janeiro deste ano, a água é própria para consumo.

11 comentários:

  1. Eu também não sabia...boa partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Boa referência! No Verão dá sempre vontade de dar uns passeios...

    ResponderEliminar
  3. Só um aviso, caso esteja muito calor não esquecer de levar água. Eu não tinha levado :( E na altura não sabia que aquela era potável :)

    ResponderEliminar
  4. Minhota! Goleaste, ontem...

    As Sete Fontes não conhecia. Conheço é os Seteais, mas isso é em Sintra. Também dou alguns passeios no Verão, mas geralmente só envolvem areia e mar. LOL.

    ResponderEliminar
  5. Às vezes sabem bem a sombra das árvores, na praia isso é um bocado difícil :)

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante,gosto muito de visitar este tipo de lugar, mas nunca vou LOL, aqui perto da cidade onde eu moro tem a nascente do rio Tietê, este rio cobre praticamente São Paulo inteiro e nesta cidade ainda podemos ver o rio limpinho, mas eu nunca visitei...

    Quanto ao livro Orgulho e Preconceito eu amei, a história fala sobre tantos valores e como as vezes somos estupidas quando se trata do como nos sentimos, tenho certeza que você vai gostar. Vou ver o filme!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de Braga e foi bom ficar a saber mais um bocadinho.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns a ti também... ah pois, sei que fazes anos :P

    ResponderEliminar
  9. :) Obrigada menina Caia! Espero que o teu dia tenha corrido muitooo bemm :) :)

    ResponderEliminar
  10. ah ahhhhhhh!!! Afinal também sei umas coisas... lol

    Já estás a tremer?!?

    .
    .
    .
    .
    .


    Sou a "operadora" de sms do Sr. Engº... normalmente, escrevo as sms! hehe
    Como é o mesmo dia e tal... e agora andas por aqui, lembrei-me facilmente :P

    ResponderEliminar