Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Estação de Praga

A propósito do meu puzzle do castelo Neuschwansteine. Adoro castelos conhecer castelos, não pelas histórias das princesas e dos príncipes mas por causa da construção e aspecto imponente. Os castelos têm histórias, e eu tenho histórias de castelos!!!

Sempre que vou passear a algum local gosto de pesquisar com muito cuidado o que existe nas redondezas para conhecer e foi assim que descobri o castelo de Karlstejn em Praga.


Para o visitar bastava fazer uma viagem de 1 hora de comboio :) Foi fácil de convencer o Pedro :D

Como não sabíamos que autocarro nos levaria até à estação de Praga decidimos ir a pé até lá. Domingo de manhã, tomamos o pequeno almoço num instante no hotel e saímos de mapa na mão com destino à estação de Praga! Atravessamos a via rápida por umas escadas subterraneas e ficamos cara a cara com a estação. Neste momento a duvida apoderou-se de nós. Como é que era possível??

Estávamos num edifício completamente abandonado, cheio de pó, vidros partidos, não se via uma única pessoa. Não havia nenhuma indicação em inglês, assemelhava-se a um edifício prestes a ruir a qualquer momento. Fomos vagueando no interior da estação e começamos a ver ao fundo as linhas do comboio. Havia alguns comboios parados nas linhas, todos eles tinham um aspecto feio, estavam todos vandalizados. Eu queria ver o castelo, mas aquele aspecto estava a fazer-me desistir.

Entretanto parou um comboio e saiu de lá um pica. Decidimos ir ter com ele e perguntar onde se podia comprar bilhetes para Karlstejn. O senhor não percebia patavia de inglês, só sabia dizer "Ticket! No Ticket!"

Não havia nada a fazer, aquilo não podia ser a estação... Decidimos dar meia volta e ir embora. Voltamos às escadas que nos levariam ao outro lado da rua e começamos a ver umas luzes ao fundo daquilo que parecia ser um parque de estacionamento.A curiosidade fez-nos seguir as luzes. Quando chegamos à fonte da "luz" o meu queixo caiu ao chão.

Por baixo da estação e da estrada existia nada mais nada menos do que um enorme shopping center, cheio de gente, lojas de roupa, restaurantes, salas de espera... tudo! Até indicações em inglês começaram a aparecer.O submundo era de longe muito mais agradável que o mundo!

Ficamos tão pasmados com aquilo tudo, viemos para a rua, sentar num banco de jardim. Ficamos a admirar a entrada principal da estação que na prática era a entrada de um shopping!!! Ficamos tão pasmados que nem uma foto nos lembramos de tirar daquele ambiente todo!

No próximo post conto a aventura ao castelo de Karlstejn

6 comentários:

  1. O tal castelo de que tinhas falado... :D

    ResponderEliminar
  2. Sim, uma grande surpresa... Um subestação de uma grande capital que tem um aspecto de edifício abandonado.
    Mesmo existindo um mundo por baixo, acho que só teriam a ganhar fazendo umas obras de reconstrução!!!
    Sim, é esse castelo Caia, mais logo conto o resto da história :D

    ResponderEliminar
  3. Isso é que foi uma aventura han. Por onde é que andava tu para chegares em uma hora em praga?:o

    ResponderEliminar
  4. Daniela, eu estava de férias em Praga o tal castelo de que vou falar é que ficava a uma hora de viagem de Praga!
    Sim, tenho flickr mas raramente coloco lá fotos o meu link é http://www.flickr.com/photos/elisabetefferreira/

    ResponderEliminar