Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Castelo de Karlstejn

No dia seguinte de manhã lá fomos de novo para a estação de Praga mas desta vez para a entrada principal! Compramos o bilhete, fomos almoçar ao mac e aguardamos pela hora do comboio.

Quando subimos para o cais de embarque pudemos avaliar o comboio que nos ia levar até a aldeiazita de Karlstejn. O comboio assemelhava-se a alguns que tínhamos visto no dia anterior, antigo e completamente vandalizado tanto por fora como por dentro. O comboio fez uma barulheira tremenda a viagem toda e, nas curvas, parecia que a qualquer momento íamos descarrilar...

No comboio não havia nenhuma indicação da estação em que estávamos, nem da estação para onde nos dirigíamos. De Estavamos num comboio sem ter a minima noção de onde estávamos, para saber qual a estação onde tinhamos que sair tivemos que ir colados às janelas e prestar atenção para os nomes que apareciam nos apeadeiros/estações.

Chegamos ao destino, apetecia cantar vitória porque tínhamos conseguido acertar na estação! Mas quando saímos da estação e olhamos à nossa volta estávamos literalmente no meio do nada apenas com floresta, campos, montanha e algumas casas à nossa volta. O castelo parecia grande mas não o víamos em lado nenhum. Eu já estava a começar a rogar pragas a mim própria pela infeliz ideia de visitar um castelo nos arredores da cidade. Olhamos à nossa volta e tentamos adivinhar onde é que o castelo poderia estar escondido, e do outro lado do rio havia uma montanha à frente de outras montanhas, o castelo a existir só podia estar ali escondido!

Ao fim de algum tempo de caminhada começamos a ter indicações do castelo e começaram a surgir algumas casas. A rua estava deserta por ser segunda-feira, às segundas o castelo estava fechado para visitas. O nosso objectivo não era conhecer o interior do castelo, e sim o exterior.

Castelo que é castelo está no topo do monte, bem lá em cima. A subida foi bem cansativa mas lá aguentamos bem. O problema foi quando chegamos ao cume do monte, junto à entrada da muralha e batemos com o nariz na porta. Era impossível entrar dentro da muralha do castelo, e como o castelo está no topo da montanha, é impossível circular à volta da muralha exterior.

Para aquela subida não ser tão inutil decidimos regressar à aldeia por um trilho que existe ao lado da porta da muralha. A caminhada era mais longa mas sempre iamos pela floresta e não apanhavamos descidas tão ingremes.

Para acabar aquela visita em beleza, quando estávamos a acabar o trilho pelo meio do monte S. Pedro decide brindar-nos com chuvinha. O Pedro estava de impermeável mas eu não. Para não correr o risco de ficar doente ficamos, nem sei quanto tempo, abrigados de baixo de umas árvores junto a uma estrada. A chuva teimou em não parar, as folhas começaram a ficar carregadas de agua então já não protegiam nada então lá tivemos que ir à chuva. Quando estávamos a chegar à aldeia a chuva parou e o céu voltou a limpar :)

No regresso a Praga apanhamos um comboio também vandalizado. Mas neste havia uma peculiaridade, as portas que separavam as cabines eram de correr e estavam estragadas. Em cada curva que fazíamos além de parecer que íamos descarrilar as portas teimavam em abrir e fechar, fazendo um chiar muito característico. Este ambiente combinado com o anoitecer e parecia que estávamos dentro de um filme de terror! :P



Foi um dia atribulado, mas valeu a pena. Eu vi castelo de Karlstejn. Foi ao longe mas vi :)

8 comentários:

  1. Isso é que é vontade de conhecer um castelo!
    Eu teimei conhecer o Castelo do Drácula, fomos à Roménia de propósito e também foi uma aventura! lol

    Mas o que interessa é chegar ao fim e dizer: valeu a pena! ;)

    (já te adicionei no flickr)

    ResponderEliminar
  2. Eu admiro pessoas com este tipo de força, isto porque eu nunca faria o mesmo só para ver o castelo. Devo-te dizer Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi dizer que a Roménia é um país bonito para se visitar mas que a população deixa muito a desejar...
    Quanto a insistir em ver o castelo, eu também não era assim, mas agora sou :D Quando quero fazer...

    ResponderEliminar
  4. Como em todas as capitais, é pior em Bucareste. Quando vais para a Transilvânia as pessoas são mais afáveis, o ambiente é diferente ;)

    Recomendo (eu gostaria de voltar e passar uns tempos no interior).
    E para quem gosta de castelos é imperdível, tem muitos de cortar a respiração!

    ResponderEliminar
  5. :D E eu que gosto muito de castelos.... ainda vou escrever mais 2 post sobre castelos :D

    Eu se pudesse também voltava à Republica Checa mas para visitar mais coisas, como por exemplo, Kutna Hora. Se não tivesse tido problemas a descobrir a estação tinha ido lá nesse dia.

    ResponderEliminar
  6. Em Portugal também temos castelos interessantes :D
    O de Almourol é o meu preferido, tens de ir de barco! hehe
    Este ano passei em Castelo de Vide e Marvão, para relembrar... também são giros ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu quando vi na tv uma foto desse castelo de Almourol disse logo "quero visitar!!!" A minha mana até foi ver onde ficava e tudo :D

    ResponderEliminar
  8. Fizeram imensa publicidade quando estavam a eleger as 7 maravilhas de Portugal e eu votei nele :D

    Fica num sítio retirado e sem interesse. Terás de levar planos para visitar outras coisas ;)

    ResponderEliminar