Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cuidados a ter com fotos

Este post é para ajudar aquelas pessoas distraídas como eu! E que tipo de cuidados devemos ter quando emprestamos uma máquina fotográfica a alguém pouco familiarizado com a máquina!!!

A minha máquina possui 11 pontos de focagem, e eu dependendo da foto que quero tirar mudo o ponto de focagem. Ora, quando alguém pega na minha máquina para tirar uma foto simplesmente aponta e dispara. Com grande probabilidade o objecto focado vai ser um bocado parvo. Conclusão: entregar a máquina sempre no modo automático!

Às vezes a máquina decide que não quer focar aquilo que eu quero focado. Solução? Mudar para modo de focagem manual. E a foto sai impecável! O problema é quando emprestamos a máquina a alguém. Ora, quando alguém pega na máquina aponta e dispara consecutivamente. Resultado, com a máquina em modo de focagem manual as fotos saem completamente desfocadas, não há salvação possível. Conclusão: entregar a máquina sempre no modo automático!

Agora imaginem a seguinte e última situação, estou perante um sol abrasador a tirar fotos. Mas o aspecto da foto não bate certo com o meu objectivo, então mudo para modo manual, ajusto abertura, ajusto exposição, ajusto ISO, até que lá tiro a foto que eu queria tendo em conta a luminosidade exterior. E o que acontece se alguém tirar fotos com a máquina neste modo? Acontece isto:


Enquanto eu fui à casinha a minha família ficou a divertir-se a tirar fotografias no interior de uma casa. O resultado foram 39 fotos extremamente parecidas com esta aqui.
Se ampliarem a foto conseguem aperceber-se que estão 2 pessoas na foto em frente à charrete sendo "visivel" um tiquito da roda da charrete.

Conclusão: se eu tivesse entregado a máquina sempre em modo automático iria ter 39 fotos divertidas aqui:


Ficaram parecidas não ficaram?! O que vale consegui com o Photoshop dar um bocadinho de cor às 39 fotos, nem tudo ficou perdido.

9 comentários:

  1. Não quero ser intrometida (cof cof), mas tenho uma solução melhor... ninguém toca!! :P

    ResponderEliminar
  2. Quando se vai em passeio com a família toda e a única máquina disponível era a minha, fica difícil não emprestar :)

    ResponderEliminar
  3. Na minha família é tudo doido por fotos... quando vamos sair, eu levo a minha, o meu irmão a dele e o meu pai também não dispensa a sua nova máquina. E pronto, é este o panorama. lol

    Aliás, o meu pai é que provavelmente me pegou o bichinho... à uns 20 anos atrás comprou uma máquina que na altura custou 80 contos (os olhos da cara) e revelava quase todas as semanas rolos fotográficos. Quem ficava a ganhar era eu com os peluches que o fotógrafo oferecia... (brindes por ser assídua)

    Quem me consegue tirar a máquina das mãos depois de começar a tirar fotos? bah

    ResponderEliminar
  4. é complicado estares a emprestar uma maquina profissional ou semi profissional a alguém, eu se tivesse uma não emprestava. Para essa gente era uma maquina digital e está feito. :X

    ResponderEliminar
  5. LOL
    Adorei este post :)
    Eu raramente empresto a minha.

    ResponderEliminar
  6. Pronto já tive a dar uma vista de olhos no teu olhares também, mas sinceramente não sou fã de todo do site, prefiro o DEVIANTART. Mas fico sempre feliz quando as pessoas me seguem :D

    quando aos seguidores do blogue, estava-me mais a referir aos novinhos que começaram me a seguir e ainda não consegui ver o blogue deles.

    ResponderEliminar
  7. Já vi que é a ti que vou pedir uma sugestão de máquina fotográfica... Quero comprar uma, assim a tender para o decente... Nada daquelas digitais que é apontar e carregar no botão... Mas como eu não percebo nada desta matéria, acabo por não a comprar... Podes dar-me algumas sugestões?? :) Bjitos

    ResponderEliminar
  8. Ora, eu conheço poucas reflex, só a minha Nikon D3000 e a Cannon 550D. E prefiro a minha, tem um aspecto mais robusto, um lcd maior, mais pontos de focagem. A Cannon tem live view mas na minha opinião não é algo que faça muita falta.

    Outra coisa fixe da minha para quem se está a iniciar na fotografia e não entende muito das técnicas ela trás um modo guia.

    Mas importante mesmo é veres a lente que vem com a máquina. O pack que comprei trazia uma lente boazita com vibration reduce, nessa Cannon a lente que vinha por defeito não era tão boa. Só avaliando o mercado de novo :)

    ResponderEliminar